veja Bien…

um olhar inusitado sobre os fatos.

Idosos em asilos

Comecei hoje a fazer uma série de matérias para a faculdade sob o tema que entitula o post. Ainda estou na fase de pesquisa e apuração, mas já me espanta a situação dos idosos que vivem em asilos no país. Uma matéria publicada em 24 de Junho no Correio Braziliense mostra que a situação das casas de repouso brasileiras ainda é precária. Segundo o artigo, as melhores instituições do país são todas privadas, e mesmo estas não atingem níveis considerados bons. Isso porque, de acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a maioria dos locais, mesmo os privados, depende muito de recursos (escassos) do governo.

A mentalidade da população brasileira é apontada como outro fator que influencia na má qualidade dos asilos: o povo acha que internar o parente idoso é algo negativo, e como não há, portanto, muitas pessoas internadas, o governo não considera a situação digna de maiores investimentos. Em muitos países desenvolvidos, porém, internar um parente de muita idade e debilitado é mais comum. “A família que deixa seu idoso é vilanizada, mas alguém perguntou se ela pode cuidar daquele ente?”, afirmou uma pesquisadora do IPEA ao jornal.

O especial, por assim se dizer, ainda está em fase de apuração, como já dito. Mas revolta as coisas que vou descobrindo enquanto pesquiso, principalmente porque já trabalhei voluntariamente em um asilo quando morei na Bélgica e lá a situação era ótima – sem contar que o estabelecimento era público!

Conforme for continuando a matéria e terminando os textos, vou postando aqui também.

 

vBi

agosto 12, 2008 - Posted by | cotidianices | , , ,

6 Comentários »

  1. Olá Lucas

    Eu sou aluna de Ciencias Sociais, e estou no começo de um projeto de pesquisa também sobre idosos em asilos, a situação em que estes se encontram e tal.

    Vc faz q curso? está usando alguma bibliografia específica??

    Parabéns.

    Abs
    Gisele

    Comentário por gisele brasil de moura | setembro 18, 2008 | Resposta

  2. Lucas,
    Assim como você, estou decidida a adentrar o mundo dos idosos. Ainda é um projeto de pesquisa muito imaturo, porém, gostaria, se possível, entrar em contato com você. Desde já, agradeço. Kátia

    Comentário por Kátia | fevereiro 24, 2009 | Resposta

  3. Prezado Lucas:

    Li seu Blog de agosto/2008 sobre a sua pesquisa com relacao aos idosos. Voce desenvolveu sua pesquisa um pouco mais? Como voce conheco asilos fora do Brasil e concordo que a situacao do Brasil e de extrema vergonha nacional. Tenho alguns planos para esta area e gostaria de poder me comunicar com voce.

    obrigado
    rosani – 5/5/2009

    Comentário por rosani | maio 5, 2009 | Resposta

  4. Olá Sou formada em Serviço Social,e, estou contribuindo com alguns alunos no projeto de pesquisa.O qual o tema está voltado p/ a terceira idade, abandono do idoso,Idoso em asilo… Por favor tem alguma bibliografia q/ vc possa mim sugerir. Obrigada e sucesso sempre

    Comentário por ozilete Lemos | setembro 3, 2009 | Resposta

  5. Preciso prestar serviço em um asilo de idosos para completar 80 pontos. Este é um dos itens exigidos. Gostaria de saber, como devo dar início a esta minha tarefa.
    Agradeço sua ajuda

    Comentário por Maira Cosra de Aquino | novembro 5, 2009 | Resposta

  6. Gostaria que me indicasse algumas bibliografias a respeito deste tema tão polêmico, pois estou fazendo também um projeto de pesquisa e pretendo fazer a minha monografia sobre este assunto que é tão pouco abordado. Faço Serviço Social.

    Agradecida Adriana..

    Comentário por Adriana Brito | novembro 7, 2009 | Resposta


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

